FILOSOFIA HUMANISTA

O CEMAS apresenta uma linha metodológica centrada no espírito de compreensão e de fraternidade na formação do cidadão. Para isso, desenvolveu uma Proposta Pedagógica baseada nos fundamentos da Educação Libertadora, Humanista e Integral, entendendo que somos seres formados por dimensões relacional, afetiva e racional.

Portanto, sua principal finalidade é o desenvolvimento intelectual integral dos educandos em seus aspectos físico, psicológico e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A filosofia humanista, como o próprio nome diz, pensa, concebe e enaltece o homem, por ter uma tendência natural ao social. Isso porque se compreende um ser de dignidade, de potencialidades e capaz de se autodeterminar. Compreende, assim, que se possui esses direitos, as outras pessoas também devem ser respeitadas nesses mesmos direitos.

Os postulados básicos da filosofia humanista se resumem na união, igualdade, naturalidade,racionalidade e liberdade. A partir deles e de sua interrelação a filosofia humanista se forma.

Cremos que quando as pessoas reconhecem sua liberdade, tal como a responsabilidade inerente a ela, se tornam capazes de compreender e respeitar o outro a sua liberdade.