Nossa História

O Centro de Ensino Martins Santini (CEMAS) surgiu do sonho dos mantenedores, Haroldo Sant’ana Santini e Sandra Martins Santini, de buscar uma escola diferente das escolas que suas filhas tiveram, onde os conteúdos eram fragmentados e as avaliações eram realizadas, somente, através de provas. Percebendo que suas filhas estavam cada vez mais desmotivadas e só estudando para as provas e não para a vida, decidiram montar uma escola diferente. Nessa escola o educando teria voz, autonomia e seria avaliado no cotidiano escolar, enquanto o professor seria o mediador desse processo de aprendizagem.

No início do ano de 2011 as obras de construção do prédio da escola já estava concluída, só faltava selecionar sua equipe de trabalho. E em julho desse mesmo ano os mantenedores iniciaram os encontros de formação para toda a equipe escolar e tiveram a contribuição do mestre José Pacheco, da Escola da Ponte em Portugal, que contribuiu muito para a formação do corpo docente. Foram cinco meses de muitos estudos, palestras, trabalhos em equipe, discussões e etc.

E finalmente, em 01 de fevereiro de 2012 o CEMAS abriu as portas para os educandos, atendendo do 1º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, dentro de uma filosofia humanista e cidadã, respeitando o indivíduo com um ser único e escritor de sua própria história.

Seus alunos são avaliados constantemente através de trabalhos em equipe e individuais, com provas, participação em sala e através de projeto de pesquisa.




Em 2015 foi inaugurado o prédio da Educação Infantil atendendo ao período Em 2015 foi inaugurado o prédio da Educação Infantil atendendo ao período parcial e integral, objetivando ampliar a metodologia da escola.

Direção e Equipe

A Unidade Escolar é gerida pela diretora Maria do Amparo da Silva, no qual demonstra um imenso afeto pela instituição e compromisso com a educação, buscando sempre recursos para a melhoria das instalações e bem estar para os educandos. Dentre tantas qualidades a gestora da Unidade Escolar em questão, sabe ouvir, é mediadora, tem espírito de liderança, gosta do que faz e está presente em todas as áreas.

A direção é realizada de forma democrática e com esse tipo de gestão a escola apresenta uma prática participativa, democrática, sustentável, capaz de gerar sensação de pertencimento, de compartilhamento.

A equipe Técnica do CEMAS é formada pelos seguintes profissionais:

Diretora: Professora Maria do Amparo da Silva

Orientadora Pedagógica: Professora Ana Rosa Valeanu

Orientadora Pedagógica: Mariany Baldow

Orientadora Educacional: Professora Bianca Rejane de Britto

Secretária Escolar: Juliana Martins Santini

Nutricionista: Margareth Ferreira Leiros

Professores, Auxiliares de Secretaria e de Ensino, Inspetora, Porteiro e Auxiliares de Serviços Gerais, todos com base no humanismo, com o objetivo de receber toda comunidade escolar com respeito e comprometimento, onde cada integrante da equipe possui sua atribuição específica, nunca esquecendo que todos os Funcionários possuem uma função em comum, o de agente educativo.

Missão

Nossa escola tem por missão contribuir para a constante melhoria das condições educacionais da sociedade, visando assegurar uma educação de qualidade aos nossos alunos, num ambiente de responsabilidade social e individual, participativo, criativo, inovador e de respeito ao próximo.

Visão

Sermos uma escola reconhecida em todo território nacional pela excelência de nossas práticas educativas, pelo trabalho participativo, comprometido,criativo e inovador de nossa equipe e pelo respeito direcionado aos nossos alunos, pais e colaboradores.

Linha metodológica

O CEMAS apresenta uma linha metodológica centrada no espírito de compreensão e de fraternidade na formação do cidadão. Para isso desenvolveu uma Proposta Pedagógica baseada nos fundamentos da Educação Libertadora, Humanística e Integral. Entendendo que somos seres formados por dimensões relacional, afetiva e racional. Portanto, sua principal finalidade é o desenvolvimento intelectual integral dos educandos em seus aspectos físico, psicológico e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A instituição considera ser importante preservar valores que verdadeiramente se defenda e pratique. São valores identificados nessa escola:

Excelência – buscando incessantemente a qualidade em tudo que faz.

Inovação – incentivando a busca de soluções criativas mediante os desafios.

Respeito – respeitando a dignidade e os direitos de cada cidadão.

Participação – trabalhando em equipe priorizando o senso de comprometimento e solidariedade.