PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O CEMAS elaborou sua proposta pedagógica fundamentada na LDB, nos Parâmetros e Referências Curricular Nacional, nas Diretrizes Nacional para Organização Curricular e no seu Regimento Escolar que implementa a ação educativa dessa instituição.

A proposta fora desenvolvida por um grupo de educadores representantes dos diversos setores e segmentos da escola, que através de um trabalho de parceria, procurou refletir sobre a realidade e elaborou um documento que atendesse aos desafios do mundo contemporâneo, incorporando, de forma crítica, os avanços resultantes dos estudos mais recentes no campo da educação.

As ideias que orientam o PPP, priorizam o processo de ensino aprendizagem voltado para a compreensão dos problemas e suas relações com o contexto social. Tornando clara a opção por uma ação pedagógica baseada no humanismo, na construção do conhecimento significativo, e não meramente na transmissão de informações, muitas vezes desconectadas da vida do educando e ineficazes para sua realidade.

Com esse propósito, busca-se um currículo com ênfase não nas disciplinas isoladas, mas nos saberes de áreas curriculares, de modo que promova a interdisciplinaridade e a contextualização, possibilitando atividades diversificadas que atendam às necessidades individuais e coletivas que levam a interação, aliando a construção do conhecimento à aquisição de valores, normas e princípios de conduta socialmente aceitos,mconceitos e preconceitos, não deixando de considerar a pluralidade cultural da nossa sociedade.

A proposta do CEMAS está comprometida com a formação do cidadão crítico de uma nova sociedade em transformação acelerada, globalizada pelo conhecimento universal e atual. Tal documento é estudo de análise contínua, pelos diversos responsáveis pela sua operacionalização para que haja coerência entre a proposta identificada pelo colégio e a prática educativa de cada docente.

A fundamentação filosófica da instituição de ensino em questão define a linha metodológica do trabalho educacional centrado no espírito de compreensão e de fraternidade, na formação do cidadão capaz de reconhecer sua obrigações individuais, na promoção do bem estar físico, mental,social e moral da coletividade.

A proposta pedagógica está baseada nos fundamentos da educação libertadora, no sentido de atendermos o educando como um ser cognoscente formado pelas dimensões relacional, afetiva e racional, dotado de interesses próprios e cabendo aos educadores buscar o entendimento desta nova criatura, disposta a entender o mundo nos seus mais variados aspectos.

O currículo do CEMAS é compromissado com a transformação social, pois possibilita vivências significativas, contribui para que todos assumam seu papel no processo histórico, privilegia o ser humano e promove a vida em sua plenitude e contempla atividades interativas, criativas e interdisciplinares, embasadas na ética e na preocupação com o ser humano, numa ação contextualizada e no seu desdobramento.

A escola pretende formar educandos que sejam sujeitos construtores de saberes que saibam utilizar as mais variadas linguagens para expressar o conhecimento científico adquirido, que relacionem os diferentes saberes e articulem a sua aprendizagem individual com os conteúdos dos diferentes componentes curriculares e analisem criticamente os conhecimentos adquiridos.

Em contrapartida o educador deve manter uma relação de afetividade com o educando, baseado no respeito mútuo, coordenando o processo de autoridade com ternura e vigor, em direção da construção da disciplina[...]

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ATENÇÃO: Você poderá encontrar o Projeto Político-Pedagógico do Colégio CEMAS, completo, para consulta, na Secretaria Colégio